Valpaços/Lagoas/Possacos/Valverde/Quinta dona Adelaide Simões
No pretérito dia 26 de Junho, realizou-se o II Encontro Inter-Regional de Caminheiros. Este, mais uma vez, foi promovido pela Universidade Sénior RUTIS de Valpaços, e contou com a presença de cerca de duas centenas de pessoas, cuja procedência foi a mais diversificada, tornando este encontro um marco incontornável nas actividades daquela associação. Um dia repleto de desporto e exercício físico, onde não faltou a animação e salutar confraternização.
Por volta das 9 horas eram já muitos os que aglomeravam junto da Câmara Municipal de Valpaços para darem início a uma jornada que prometia ser repleta de gáudio, sob os auspícios de um céu azul e sol radioso. Devidamente equipados, na posse do percurso previsto e orientados pela organização do evento, deu-se início à caminhada de catorze quilómetros, com passagem pelas aldeias de Lagoas, Possacos e Vilarandelo.
Sublinhe-se as cerca de duas centenas de pessoas que ali rumaram, são oriundas dos mais variados locais do país, entre os quais se destacam Vila Real, Porto, Régua, Chaves, Vila Pouca de Aguiar, Vidago, Sabroso de Aguiar, entre outros.
Ao longo do percurso, apesar de exigente, foram muitos os resistentes que conseguiram “cortar a meta” com sucesso. Chegados à Quinta D. Adelaide Simões, houve raras excepções que não aproveitaram para se refrescar nos chuveiros dos quais a quinta dispõe. Recompostos da longa caminhada, aguardava-os um lauto almoço que, depois do intenso desgaste, todos degustaram as iguarias com evidente prazer e deleite.
Depois de saciada a fome e a sede, a Universidade Sénior, promoveu um leilão onde foram rifadas inúmeros objectos, entre os quais se destacaram o vinho e azeite tão característicos da nossa região.
Visivelmente satisfeitas, foi hora das pessoas darem um “pezinho de dança”. Muitos não de fizeram rogados e lançaram-se à pista de dança com a mesma vontade e fervor com que iniciaram a jornada. Outros ainda, aproveitando a piscina convidativa no exterior das instalações da quinta, deram umas braçadas, aproveitando para se refrescar do intenso calor que se fazia sentir.
A jornada prolongou-se e os últimos resistentes, ainda tiveram oportunidade de degustar um lanche gentilmente oferecido pelo dono da Quinta, Sr. António Simões, que se revelou um óptimo anfitrião. Não obstante, o característico vinho de Valpaços também esteve presente, arrancado rasgados elogios de pessoas de outras procedências.
O sol já se punha no horizonte, quando todos dispersaram. Ficou a promessa dos organizadores do evento que, no próximo ano, se voltará a realizar, aquele que promete tornar-se um dos maiores eventos da cidade de Valpaços.
Fonte: "Tribuna Valpacense"